Casamento

Casamentos de fim de ano

festas de fim de ano

Tradicionalmente, o mês de maio é conhecido como o mês das noivas. Uma das razões é por conta da herança dos países do hemisfério norte, que estão na primavera, época de muitas flores e clima agradável. Há também a influência da Igreja Católica, por maio ser o mês de Maria e também das mães. Porém, apesar da tradição, os noivos preferem outro mês para realizar a cerimônia: dezembro. Esse dado vem de uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mostra dezembro como o mês preferido para casar.

Se maio é o auge da primavera nos países do hemisfério norte, aqui no Brasil vivemos esse período no fim do ano. A primavera acabou de chegar por aqui, no último dia 22 de setembro. Mas esse não é o único motivo que vem atraindo os olhos dois noivos para as celebrações no final do ano.

Com os últimos meses do ano se aproximando, chegam também as férias de muita gente. Então, pode ser que muitos dos convidados já estejam com uma folga a mais e tenham mais disponibilidade para comparecer. Além disso, especialmente em dezembro, temos as datas comemorativas como Natal e Ano Novo e, geralmente, as famílias já estão mais unidas. Quem mora longe viaja de volta para casa, a família toda se reúne para as celebrações e tudo já está com um “clima de festa”.

Outro ponto positivo é o fato de que no fim do ano as pessoas recebem bônus salariais e isso pode ajudar com as despesas do casamento. Fora que, no fim de ano, os noivos podem emendar a lua de mel aproveitando o período de férias, o que talvez não fosse possível no começo ou meio de ano.

Apesar de ser uma época muito favorável, o mês de dezembro pode trazer algumas dificuldades também. A disponibilidade de datas dos serviços contratados para o casamento pode estar reduzida. Um exemplo são os buffets, que geralmente estão envolvidos com formaturas e festas de fim de ano de empresas. Mas a oferta de serviço hoje é bem ampla e há empresas especializadas em cada tipo de evento, o que pode facilitar a contratação. Mas o fato de ser final de ano também pode trazer benefícios na contratação de serviços como descontos especiais ou liquidações.

No caso de cerimônias nas datas comemorativas, como o Ano Novo, pode ser que os noivos gastem mais para pagar as pessoas para trabalharem na noite da virada do ano. Mas pense bem, o quão emocionante seria se casar na noite de Ano Novo? As pessoas já estão celebrando pelo início de mais um ciclo, estão felizes, e sem contar os fogos, que podem abrilhantar sua festa.

Esse tipo de celebração envolve muita coisa e dificuldades sempre vão existir (independente da época), mas mesmo assim o fim de ano tem sido uma ótima pedida para a realização de cerimônias e festas de casamentos. Caso for se casar bem próximo das datas como Natal e Ano Novo, lembre-se de avisar aos convidados com bastante antecedência, pois pode ser que eles já tenham planos para esse período.

O fim de ano é uma época favorável pois envolve toda a celebração natural do encerramento de mais um ano, é um período em que normalmente as pessoas estão de férias e as famílias se reúnem. Aproveitar todo esse clima de alegria em mais uma celebração é um ótimo motivo para escolher o fim de ano para realizar seu casamento.

E lembre-se: conte com a LMK para todo o tipo de auxílio que precisar na organização, decoração e demais detalhes do seu casamento, afinal, todo o processo e o grande dia merecem atenção especial 🙂

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *