Esportivo

Treino de HIIT – o que é?

hiit treino de alta intensidade

HIIT, abreviação de  High Intensity Interval Training, significa, em português, Treino Intervalado de Alta Intensidade. Os treinos de HIIT são excelentes para quem busca uma queima rápida de gordura e perda de peso. 

O método não tem uma regra pré estabelecida de treino, mas seu foco é fazer sessões curtas na mais alta intensidade possível. O treino aeróbico de baixa intensidade é bom, mas não o suficiente para garantir o emagrecimento. Por isso, o HIIT tem se tornado tão procurado e praticado pelas pessoas que buscam a perda de peso.

Como funciona?

Você pode escolher por exemplo um treino na esteira ou bike, que são as modalidades mais usadas, para começar o seu treino intervalado. Comece com uma sessão de 15 minutos, intervalando um minuto em alta intensidade para 30 segundos em baixa intensidade. Depois, vá aumentando o tempo de intensidade, como 1min e 15 segs para 30 segundos de descanso, isso conforme o seu tempo e resistência. O ideal é chegar até no máximo, 30 minutos de sessão. Você pode optar também por corda, jump ou o que mais te interessar.

Uma outra vantagem do HIIIT é que ele ajuda a reduzir a fome. De acordo com um estudo realizado pela Alkahtani (2014), a equipe do pesquisador colocou homens obesos ou com sobrepeso em dois treinos diferentes, durante o período de 4 semanas. Primeiramente em um treinamento contínuo, usando 45% do VO2pico e depois um intervalado (30 segundos de atividade com 30 segundos de descanso, usando 90% da VO2pico, com 8 repetições).

Os resultados deste estudo mostraram que o treino intervalado trazia uma tendência grande em reduzir a fome e também a vontade de comer, enquanto foi verificado no treinamento contínuo, um efeito inverso. Isso indica claramente que a modalidade é ótima para ajudar na perda de peso.

Com este treino feito regularmente, uma alimentação equilibrada, o processo de emagrecimento é certo e os resultados serão obtidos mais rapidamente.

 

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *